Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
 

Banner

  • Banner Site

    Banner Site

Tui: Turismo e identidade

Atualizado em 05/05/15 11:38.

tui

Este projeto tem por finalidade principal a melhora da qualidade e da quantidade do turismo lusófono na Galiza. Para conseguir este objetivo, realiza-se um estudo do conjunto das motivações culturais que têm estes viajadores para a sua visita à Galiza, da visão que a priori constroem do país e do grau de satisfação que guardam desta estadia.

O facto de ser este conjunto de motivações culturais as que melhorem ou possam ajudar a melhorar este tipo de turismo, vem da análise de trabalhos anteriores sobre estudos culturais, além da adequação às diferentes expectativas dos viajadores portugueses e brasileiros no que se refere ao mercado turístico na Galiza. Isto último, é devido ao facto de serem estas motivações as que construam o tipo de serviços que requirem estes visitantes, à vez que podem ajudar a criar outras novas expectativas como forma de combater um tipo de turismo salvagem e promover um turismo cultural galego.

No referido a trabalhos precedentes, existem resultados obtidos em pesquisas turísticas que apoiam a ideia de melhora deste mercado. Assim, a partir de um convénio assinado pela Xunta de Galicia e a Universidade de Santiago de Compostela para os meses de outubro a dezembro do ano 2007 foram conseguidos, dentro de uma fase inicial do projeto, um conjunto de informações sobre o turismo lusófono na Galiza que incidiram na necessidade de conhecer as motivações de brasileiros e portugueses para viajar ao nosso país, como forma de melhorar o mercado turístico galego. Este primeiro estádio da pesquisa foi baseado na recolha inicial de diferente tipo de informações, quer em Portugal quer no Brasil. Existe, para além deste trabalho, um conjunto de estudos feitos sobre turismo cultural e identidade em países como a Irlanda ou Gales, que achegam informações relevantes sobre estes mesmos resultados.

Todo este trabalho viu-se apoiado pelo contato com os próprios viajadores portugueses e brasileiros, depois de ter-lhes realizado entrevistas em profundidade, assim como pela recolha de diferentes informações oferecidas por instituições públicas de Portugal e do Brasil e de estudos metodológicos de diverso tipo.

Portanto, consideramos que este projeto pode ajudar ao crescimento do mercado turístico na Galiza, quer na sua quantidade quer na sua qualidade, ao tentar fazer um trabalho de compreensão sobre a necessidade de potenciar umas determinadas coordenadas turísticas galegas e de como estas se devem adequar ao turismo receptivo dos países lusófonos.

 

Equipa

  • Elias J. Torres Feijó (I.P.)
  • Raquel Bello Vázquez
  • Antia Cortiças Leira
  • Mª Felisa Rodríguez Prado
  • Mª Carmen Villarino Pardo
  • Iria Mayer Mayer (antiga integrante)
  • Marcos García (antigo integrante)

 

Seleção de publicações

- Como somos construídos? Por que brasileiros e portugueses visitam a Galiza? (Antia Cortiças e Iria Mayer, 2009).

- Aplicaçom dos estudos literários à geografia cultural. Estudos das motivaçons culturais do turismo brasileiro e português para visitar a Galiza. O caso do Brasil (Iria Mayer, 2008).

- Literatura, divulgação e experiência na elaboração de ideias e imagens sobre o outro (Antia Cortiças, 2008).

- Galiza aos olhos brasileiros: primeiros resultados (Antia Cortiças, 2008).

Listar Todas Voltar