Weby shortcut
 

Banner

  • Banner Site

    Banner Site

Discursos, imagens e práticas culturais sobre Santiago de Compostela como meta dos Caminhos

Atualizado em 29/04/15 11:09.

Este projeto pretende conhecer as imagens, as ideias, os discursos e as práticas culturais construídas em relação a Santiago de Compostela e aos caminhos de Santiago.
Através de diferentes suportes (obras literárias, guias e diários de viagem, blogues e sítios web, revistas, filmes e documentários) pretendemos analisar os consumos tangíveis e intangíveis que são realizados na cidade, e contrastar os resultados com o imaginário expressado polos visitantes na cidade de Santiago de Compostela.
O nosso objetivo é conhecer as ideias dos visitantes, e como estas se relacionam com os produtos culturais e literários, e com as vivências e ideias geradas na comunidade local.
No horizonte deste projeto está de forma explícita o desenho de posteriores planejamentos, que se sirvam fundamentalmente de produtos culturais, que contribuam para melhorar a qualidade e a sustentabilidade da relação da cidade de Santiago e os seus visitantes.
Com o objetivo de conseguir que a análise seja factível à vez que exaustiva, limitamos o nosso corpus às produções efetivamente consumidas polos visitantes procedentes da Galiza, Espanha, Portugal e Brasil desde 2008. Esta restrição inclui cronologicamente os anos que rodeiam o último Jacobeu (2010) e é restrito à comunidade galega e ao estado espanhol (os maiores provedores de visitantes) além dos países de procedência do maior número de visitantes não espanhóis e não comunitários, respetivamente.
A nossa investigação limita-se à cidade de Santiago de Compostela por motivos de factibilidade do projeto, assim como para explorar até que ponto a cidade funciona o não para os visitantes como uma metáfora da Galiza no seu conjunto.

Este projeto é financiado pelo MInistério de Economia y Competitividad do Governo espanho [FFI2012-35521]

 

Equipa:

Elias J. Torres Feijó (I.P.)
Roberto López-Iglésias Samartim
M. Carmen Villarino Pardo
Antonio Corbacho

Lucía Braña López
Raquel Bello Vázquez
Felisa R. Prado
Jennifer Sime

Xerardo Pereiro
Antia Cortizas Leira

 

Seleção de publicações

Sustainable identity. Tourism as opportunity or menace. Extracting parameters for the study of identity sustainability. Proposals based on a case study in Santiago de Compostela (Raquel Bello, Elias Torres, 2013)

Interesses culturais e âmbitos receptivos em dous romances sobre o Caminho de Santiago: Frechas de ouro e O enigma de Compostela (Elias Torres, 2012)

Discursos contemporâneos e práticas culturais dominantes sobre Santiago e o Caminho: a invisibilidade da cultura como hipótese (Elias Torres, 2011)

Literatura, divulgação e experiência na elaboração de ideias e imagens sobre o outro. Galiza aos olhos brasileiros: primeiros resultados (Antia Cortiças, 2011)

Turismo e identidade. As motivações culturais dos visitantes portugueses em relação à Galiza. Primeiras aproximações (Marcos García, 2011)

Aplicaçom dos estudos literários à geografia cultural.  Estudo das motivaçons culturais do turismo brasileiro e português para visitar a Galiza. O caso de Brasil (Íria Mayer, 2011)

Principais perfís de visitantes brasileiros à Galiza e a imagem que dela têm - conformam, primeiros resultados (Antia Cortiças, 2011)

Como somos vistos em Portugal?, a visao da Galiza através dos visitantes portugueses (Marcos García, 2011)

Galiza aos olhos do Brasil, conformaçao da identidade galega através dos visitantes brasileiros (Íria Mayer, 2011)

 

Documentos sobre o turismo en Santiago de Compostela

Entrevista ao Prof. Elias Torres em revista Comp!Hostelería, Revista da Associação de Empresários de Hospedaxe e Restauração de Santiago de Comarca, nº 160, Primavera 2013

Informe Galabra-FAZ “Tranquilo para vivir, bo para comer, malo para ir á praia”.A visión dos visitantes sobre Galiza e a cidade de Santiago de Compostela

 

Pode consultar aqui a notícia de apresentação realizada em outubro de 2012 na Cámara de Comércio

Apresentação na Câmara de Comércio de Santiago de Compostela

Nesta ligação poderá encontrar em formato .pdf a os diapositivos utilizados para a apresentaçao do informe realizado polo grupo Galabra em colaboração com FAZ em outubro de 2012 na Cámara de Comercio de Santiago de Compostela

Impacto na imprensa da apresentação na Cámara de Comércio de Santiago de Compostela

Entrevista a Elias Torres em El Correo Gallego (17 outubro 2012)

Entrevista a Elias Torres em Radio Obradoiro (17 outubro 2012)

Apresentação do projeto na Faculdade de Letras do Porto por Roberto Samartim (16 maio 2013)

Listar Todas Voltar