Antia Cortiças Leira

Atualizado em 23/04/15 09:22.

Anita

Antia Cortiças Leira (Santiago de Compostela, 1980), licenciada em Filologia Portuguesa (USC, 2004), obteve o Diploma de Estudos Avançados no Programa "Teoria da Literatura e Literatura Comparada” (USC, 2008).

Como atividades profissionais tem sido professora da língua portuguesa em diversas instituições (Escolas de Idiomas, Centro de Línguas Modernas, Universidade  de Vigo e outras empresas), tradutora em diversas empresas e investigadora como integrante do Grupo Galabra, onde tem participado nos projetos "Ilustraçom e mulher" e "Turismo e Identidade – TUI" (do qual foi investigadora contratada).

Tem publicações ligadas às áreas da Ilustração e dos estudos Turísticos, assim como algumas derivadas das traduções e correções de textos realizadas.

Atualmente trabalha como professora na Escola Oficial de Idiomas de Ferrol e prepara a sua tese de doutoramento sobre "A conformação de ideias sobre a Galiza na sociedade brasileira atual: meios de comunicação, textos literários, guias turísticos e caderno de campo".

A correspondência como meio de difusão do cânone: o caso de Metastasio e Gluck no epistolário Vimieiro-Oeynhausen (2005)