Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f
 

Banner

  • Banner Site

    Banner Site

NOVA PUBLICAÇÃO DO GRUPO GALABRA-GALIZA

Lançamento do livro de Carlos Pazos Relações culturais intersistémicas no espaço ibérico

Fruto de uma parceria entre o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho e do Consello da Cultura Galega, Relações culturais intersistémicas no espaço ibérico é uma versão reduzida da Tese de Doutoramento em Ciências da Cultura defendida em 2013 por Carlos Pazos Justo e orientada pelos Professores Elias J. Torres Feijó e Xaquín Núñez Sabarís.

Os objetivos gerais deste trabalho são de duas ordens: em primeiro lugar, é objeto principal deste trabalho avançar no conhecimento da trajetória de Alfredo Guisado (1891-1975) e, em segundo lugar, esclarecer o que informa o estudo desta trajetória acerca dos campos em que participa, nomeadamente no relativo às relações intersistémicas no espaço cultural ibérico, com destaque para as galego-portuguesas, ao enclave galego de Lisboa e à imagem da Galiza e dos galegos em Portugal.  

Para tal, Carlos Pazos serve-se principalmente dos contributos metodológicos para o fenómeno literário/cultural desenvolvidos nomeadamente pelo investigador israelita Itamar Even‑Zohar e o sociólogo francês Pierre Bourdieu. Paralelamente, para a análise das relações entre sistemas, para o entendimento da emergência galega e como modelo de práticas investigadoras utiliza contributos de raiz sistémica que tem desenvolvido o grupo de investigação GALABRA.

O volume inclui um prefácio do Prof. Ramón Villares, Presidente do Consello da Cultura Galega, sob o título "Un lisboano na cultura galega".

O livro foi resenhado por Joel Gómez no jornal La Voz de Galicia a 29 de maio.

capa_livro_carlos_pazos

Listar Todas Voltar